segunda-feira, 1 de julho de 2019

Entrevista com Bewitchment



 Tem gente que é incansável. Que batalha até a última gota de sangue mesmo que o reconhecimento seja ínfimo. Mas o amor é a força motivadora mais poderosa do universo, e amor ao Metal é o que podemos perceber em tudo o que Rhodz Costa faz. Seja tocando como músico ao vivo em algumas bandas, seja em projetos próprios, este grande Headbanger ainda consegue manter o Bewitchment relevante na cena nacional, mesmo que sozinho. Vamos ao bate papo que trouxe uma bela surpresa. Em primeira mão Rhodz divulga o título do novo álbum do Bewitchment que está a caminho. 


M&L – Primeiramente Rhodz, nos fale o motivo da criação do Bewitchment e de fazer tudo sozinho, gravando todos os instrumentos e vocais. Quais os prós e contras de uma One Man Band?

Rhodz - Primeiramente quero agradecer o espaço cedido pelo Metal e Loucuras!!!! O motivo pelo qual criei o Bewitchment foi devido ao fato de querer ter um projeto onde eu criasse tudo do meu jeito,  desde o instrumental,  linhas vocais, temática e parte visual, etc.
 Eu estava num período criativo bem intenso mas as músicas que eu estava criando não se encaixavam muito na proposta do Heritage, banda que eu tocava na época, e eu também queria aprender a gravar e fazer minhas coisas sem  ter que ficar dependendo e esperando por membros de banda,  estúdio e tal, em uma banda nem sempre suas ideias serão compreendidas e aceitas pelos demais membros, pra criar uma única música rola todo um processo onde ou se cria tudo junto ou quem faz sozinho tem que passar pela aprovação dos demais membros!  Isso vale pro instrumental,  pra letra etc.; imagine fazer sei lá, 10 sons rsrsrs! Ainda vai ter a capa, o encarte e todas as outras coisas que envolvem uma banda! É um processo demorado e cansativo! No caso do estúdio é a mesma coisa e ainda tem o lance financeiro envolvido. Como hoje em dia tem como fazer tudo em casa com uma qualidade legal e sem custos muito altos, eu corri atrás e botei a coisa pra funcionar!  Pra mim o contra de um projeto assim é se tiver que tocar ao vivo, correr atrás de bons músicos e pessoas, ensaiar, esse tipo de coisa.
Mas como no momento tocar ao vivo ainda não faz parte dos planos, eu não tenho mais nada de negativo pra dizer sobre fazer tudo sozinho!  Acho até um processo libertador!

M&L – A banda continua apenas com você? Como fica a questão dos palcos, já que você sempre tocou ao vivo, seja no Cemitério, Blasthrash, Side Effectz e outros?

Rhodz - Sim, continuo sozinho a frente do Bewitchment e sobre os palcos, eu amo tocar, mas estou vivendo um momento pessoal e financeiro bem complicado, então acabei por sair das bandas que eu tocava, o lado ruim é que tocando ao vivo com as outras bandas eu sempre montava uma banquinha com material e acabava vendendo algo e mesmo divulgando o Bewitchment indiretamente,  agora só pela internet é mais difícil, pois não é sempre que se tem novidades pra postar e tal então a visibilidade da parada fica comprometida! Mas quem sabe num futuro próximo dê certo de colocar esse projeto pra tocar ao vivo!  Alguns amigos próximos já até me disseram que se eu fosse tocar ao vivo que os chamassem pra participar! Algo que me deixa bastante feliz!  Então quem sabe?


M&L – Parece que você já está colhendo os frutos do álbum Towards Desolation de 2017, pois já há uma parceria entre vários selos para o lançamento do 2º álbum. Fale a respeito.

Rhodz - Sim,  o álbum teve uma repercussão bem legal e acima das minhas expectativas, tive muita dificuldade na parte de divulgação e por não fazer show e ser bem recluso fica mais difícil ainda ter notícias pra postar nas redes sociais, mas tive bastante apoio do pessoal do underground e de zines e páginas como vocês do Metal e Loucuras, Sepulchral Voice, Fly Kintal, Crush The Cross, Total Hate , Mauá UPM e Zine Death Metal! Terreiro do Heavy Metal, Brasil Metal História, Metal Ground e Arte Metal! E páginas muito relevantes como Heavy Metal do Brasil, Eu Apoio o Metal Nacional, União Headbanger e outras de fora do Brasil também foram e são essenciais para a proliferação do Bewitchment mundo a fora! Desculpem se esqueci mais alguma!!!!  E recentemente , finalizei as gravações do segundo álbum e fechei parceria com os selos Heavy Metal Rock, Rapture Records, Psicose Records, ABC Terror Records e Extreme Sounds Records! Quero agradecer aqui publicamente aos amigos por acreditarem no trabalho!  Se tudo ocorrer conforme o planejado, o álbum sai em setembro! 

M&L – Foi divulgado o single From My Throne e percebemos que o som está um pouco mais brutal, com vocais mais urrados, e solos de guitarra ainda mais elaborados e produzidos. Esta é a tendência do novo álbum?

Rhodz - Sim, o novo álbum está 100% Death Metal, com muita influência da cena sueca e das bandas americanas dos anos 90! O Primeiro álbum como citei anteriormente, a maioria das músicas eu fiz pensando no Heritage, elas são bem mais thrash e tem bastante melodia e tal, mas como não foram aprovadas pelos caras eu acabei trazendo as pro Bewitchment! Já no segundo álbum eu fiz tudo do zero, já tinha uma ideia da sonoridade que eu queria fazer, embora não tenha forçado a linha de compor e as músicas tenham vindo naturalmente! No Bewitchment pretendo não ter um padrão ou estilo definido e a sonoridade dos próximos álbuns serão totalmente guiadas pela emoção musical do momento, então num próximo álbum pode ser que role algo mais Black Metal ou Doom!  Vamos ver! Esse é mais um lado bom de fazer tudo sozinho, você não se prende e tem toda liberdade de explorar a musicalidade da sua mente sem ter que convencer os outros membros da banda caso eles não queiram seguir o mesmo caminho e tal! Voltando ao segundo álbum, a parte dos solos foram feitas em sua grande maioria pelo meu grande irmão de muitos anos de bandas, Henrique Perestrelo,  foram todos gravados em questão de horas e o resultado ficou foda!  O cara é muito talentoso e fiquei muito feliz quando ele aceitou o convite e veio até minha casa pra gravá-los! Eu toquei apenas 2 pequenos solos no álbum .

M&L – O álbum já tem um título?

Rhodz - Estou indeciso ainda  mas em primeira mão irei divulgar o provável título pra vocês! Oblivion Shall Reign será o título!  O álbum conta com 8 sons sendo dois deles em português!

M&L -  Que legal, esperamos que não mude de ideia, será nosso primeiro furo (kkk). Voltando em Towards Desolation, são muitos riffs e mesmo que possamos sentir grande influência do Death Metal sueco, são bases que se aproximam muito do Thrash Metal mais visceral.

Sim,  como disse antes,  a maioria dos sons eram pro Heritage, eu tinha a ideia de fazer algo bem thrash mas com bastante melodias e tal, daí usei no Bewitchment  e criei mais um ou dois sons pra completar o álbum!

M&L – A inspiração para a música O Machado é a Cura, cantada em português, veio de sua participação no Cemitério?

Rhodz - Não , eu queria fazer uma letra em português dando uma criticada nessa sociedade podre, decadente e altamente narcisista! Então nada melhor do que contar a história de um maníaco que enxerga toda essa podridão e sai fazendo justiça com as próprias mãos! E o que estamos vivendo hoje no Brasil mostra que estamos  doentes! E só o machado pode nos curar Hahaha! Gosto muito dessa música! No Cemitério eu nunca criei nada, o Hugo é quem faz tudo e com perfeição! Eu só tocava guitarra nos shows! Mas com certeza eu levo comigo a influência musical dele e do Henrique Perestrelo e  apesar de não ter tocado junto com ele em nenhuma banda o Adriano Perfetto é outro cara que também me influenciou muito! Pra mim esses três caras são referência sem dúvida nenhuma! 

M&L – No debut temos 2 covers, um para o Exorcist e a Broken Witchcraft do ByWar, ex banda de Adriano Perffeto que você citou, e que ficou espetacular. Teremos mais versões no próximo trabalho?

Rhodz - Valeu! Fico feliz que tenha curtido!  Pra mim são duas bandas que cresci ouvindo e tenho um amor grande por ambas, então acabei fazendo as versões, na verdade o cover do Exorcist eu já tinha gravado desde quando comecei a aprender a gravar, ela não faz parte da sessão do Towards! Tá bem mais crua e tosca hehehe, já a Broken Witchcraft foi o último som que gravei e ter a oportunidade de homenagear uma das maiores bandas do mundo não tem preço!  Foi muito divertido !  Nesse segundo álbum eu até pensei em fazer uma versão pra Love Like Blood do Killing Joke, mas fiquei com preguiça de tirar a música e fazer outra versão (risos)!  Quem sabe num próximo!

M&L – Fale da arte da capa criada por Márcio Aranha, que ficou muito legal. Parece que há uma tendência de retomar o desenho à mão, característica que sumiu na era do CD.

Rhodz - A arte da capa é uma viagem! Eu desde que comecei a curtir metal sempre pirei em capas desenhadas! Lembro de ir na galeria do rock e ficar horas viajando nas capas, imaginando o estilo das bandas olhando as capas e tal! Então foi muito natural que eu corresse atrás de alguém pra materializar minhas ideias e o Márcio Aranha já tinha feito um trabalho animal na capa do Heritage, então pedi a ele que fizesse a capa pro Bewitchment! Passei as referências e o cara me entregou muito mais do que eu imaginava! Definitivamente todas as bandas que eu fizer parte ativamente terão capas desenhadas! Sem contar que hoje em dia a maioria das bandas está seguindo uma tendência mais minimalista, com capas em preto e branco com aqueles desenhos meio gore sei lá, ou aquelas  capas modernas que parecem fotos e não desenhos!  Muitas delas eu acho bem legal e tal mas não pra ter nos meus trampos! A capa do novo álbum do Bewitchment será desenhada pelo Márcio novamente! 

M&L – Esta semana fomos surpreendidos com a morte precoce de André Matos (na semana da entrevista), um ícone do metal nacional e do mundo. Como você recebeu esta notícia?

Rhodz - Putz Meo, eu não sou muito de me manifestar em redes sociais pra esse tipo de notícias e tal mas particularmente eu ainda estou meio que sem acreditar! Meu primeiro contato com o Angra foi em 1996 vendo o vídeo da Make Believe na saudosa MTV!  Depois conheci o Angels Cry e tal!  Gosto muito dessa fase da banda e sempre dei uma acompanhada na carreira dele após sair do Angra e quando comecei a assistir algumas entrevistas dele fui notando como o cara era humilde e muito culto!  Alguns amigos meus o conheceram pessoalmente e todos diziam que o cara era um amor de pessoa, nunca tratou um fã mal e além disso gostava de animais, resgatava cachorros de rua, fez até uma música pra um gato dele que morreu! Não tem como não admirar alguém assim!! Acho que todos deveríamos ser simples e humildes e ele por ser quem era tinha essa humildade foda! A parte musical então nem se fala! Um mestre! Eu nunca vi um artista do Metal ser tão homenageado nas redes sociais como ele foi, e isso mostra o respeito e o carinho que ele conquistou em vida!

M&L – Sim, todos sentimos esta perda. Bom, o Metal & Loucuras deseja boa sorte com o próximo lançamento, Rhodz. Espaço aberto a suas considerações finais.

Rhodz - Agradeço demais a vocês do Metal e loucuras pela oportunidade de contar um pouquinho sobre o Bewitchment! Obrigado a todos que tem apoiado, curtido e compartilhado! Me sinto privilegiado de poder produzir arte com honestidade e que ela esteja atingindo as pessoas! Que a música continue tendo o poder de unir as pessoas e que ela volte a ser tratada e encarada como forma de arte e expressão dos mais variados sentimentos e não como um mero produto qualquer fabricado para as massas, de qualquer jeito unicamente pra fazer grana!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário