domingo, 26 de abril de 2020

10 músicas com a letra 'R' que você precisa ouvir antes de morrer.


O Metal & Loucuras separou 10 hinos que não podem faltar no seu play list.

1º - Rainning Blood - Slayer (1986). Com um início apocalíptico a faixa de maior destaque em um dos mais respeitados álbuns de Thrash Metal da história, é quase uma unanimidade para todos os metalheads. Rainning Blood literalmente deixa os céus vermelhos de sangue na visão daqueles que batem cabeça à maior velocidade que conseguirem. Não é à toa que várias bandas ao redor do mundo costumam reproduzir versões desta pérola sobre os palcos. Um hino eterno!

2° - Rebellion (The Clans are Marching) - Grave Digger (1996). Tunes of War é pra mim o masterpiece dos alemães do Grave Digger e Rebellion a música que me fez conhecer e me apaixonar pela banda. Com um peso absurdo nas guitarras, um vocal quase gutural de Chris Boltendahl e um refrão fantástico, além da gaita de foles no meio anunciando a partida para a guerra. Um épico primoroso.

3° - Replica - Fear Factory (1995) - A banda que revolucionou o metal industrial, começando no Death e migrando pro techno thrash, lançava seu segundo álbum, o aclamado Demanufacture, e não havia melhor música para gravar um vídeo clipe para que a MTV tornasse a banda um gigante do continente americano. Burton Bell arrebenta nos vocais rasgados e nos limpos também, além do gordinho mais fera da guitarra monstro, Sir Dino Cazares, tira um som incrível aqui. Peso, muito peso!

4° - Rime of the Ancient Mariner - Iron Maiden (1984) - Baseada no poema "Balada do Antigo Marinheiro" do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge, o Iron criou uma das músicas mais épicas da história do Heavy Metal. Com mais de 13 minutos, um instrumental maravilhoso e uma interpretação monstruosa de Bruce, esta faixa praticamente hipnotiza qualquer ouvinte atento e os transporta para um navio em alto mar. Impossível não amar.

5° - Return To Serenity - Testament (1992) - Raramente vejo alguém se referir ao The Ritual como seu álbum preferido do Testament, mas é um trabalho excepcional, apesar da banda ter tentado soar um pouco mais comercial (bem pouco). Mas nele temos uma das melhores baladas pesadas da história do metal, a Return To Serenity que além de empolgante, tem uns fraseados e uns solos de guitarra que me deixam maluco. Ouça e coloque no repeat.

6° - Refuse/Resist - Sepultura (1993) - A música começa com o som das batidas do coração do primeiro filho de Max Cavalera (ainda no útero) e abre o álbum que pregou a banda no primeiro escalão mundial do metal, sendo uma das maiores na primeira metade dos anos 90. Com vídeo clipe mostrando cenas de confrontos e revoluções Refuse/Resist apresenta o caos a uma legião de fãs que aguardava com ansiedade este álbum.

7°- Riot Of Violence - Kreator (1986) - Que pedrada na mulera é o segundo trabalho dos reis do Thash alemão. Praticamente um Death/Thrash, Riot of Violence se transforma em um vendaval durante o refrão. A base cheia de breakdowns enquanto rola o solo e a batera de Ventor que também manda os vocais ultra extremos derruba qualquer barricada. Violência era uma palavra indispensável ao título desta música.

8° - Ride The Lightning - Metallica (1984) - Esta música dispensa muitas apresentações. É a faixa titulo de um dos melhores álbuns da história, uma música furiosa que critica a pena de morte. Os músicos do Metallica se mostraram mais técnicos que a fúria encontrada no debut  e exploraram muito bem esta evolução na faixa, seja nos solos alucinantes e nas mudanças de andamento contínuas, ou seja, sem soar forçada e repentina. 

9° - Rust In Peace (Polaris) - Megadeth (1990) - Para fechar o play mais aclamado do Megadeth, Mustaine guardou a faixa título para o final. Não que ela seja a melhor do trabalho, mas tem tantas características Thrash que assim foi. As famosas paradinhas, os solos incríveis e um refrão muito bem construído. O rítmo segue até uma pegadinha pra acreditar que a faixa acabou e volta num final apoteótico que faz você voltar a agulha à primeira faixa ou simplesmente apertar o play novamente.

10º - Riders Of The Storm - Hammerfall (2002) - O Hammerfall da Suécia atingiu o mundo com o aclamado Crimson Thunder para o deleite de fãs do Power Metal Melódico. Com uma grande produção, a faixa que tem seu destaque nos refrãos em coral, abre o álbum e mostra uma banda afiada que chegava ao seu auge.    

X° - Menção honrosa - Foi difícil fazer esta lista com apenas 10 músicas com a letra R, pois poderiam ser 20. Mas para manter o padrão da página fizemos uma peneira, mas a pulga atrás da orelha gritava que Rotting do Sarcófago seria um erro ficar de fora. Então vamos deixá-la como menção honrosa mas que claramente poderia fazer parte de qualquer uma das 10 posições. Rotting é provavelmente a música que atraiu o rótulo Black ao som dos mineiros, muito mais por sua construção do que pela letra que já era pra lá de blasfema no debut. Destaque para os berros cavernosos de Mr Lamounier. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário