Midian (a cidade dos monstros do escritor Clive Baker) é considerado o ápice da carreira dos ingleses do Cradle Of Filth. Com uma arte de capa meio confusa, com destaque para os tons roxos, ainda temos a figura feminina, uma constante nas artes da banda, porém sem a mesma sensualidade de trabalhos anteriores. Temos a primeira e instrumental abertura com "At The Gates Of Midian" com uma atmosfera gótica imperial, dando passagem para a destruidora "Cthulhu Dawn" com riffs fortes e aquela variação insana de vocais de Dani Filth. Os teclados de Martin estão muito bem casados com o instrumental, e se sobressaem em uma parte apenas com bateria e vocais. "Saffron's Curse" inicia com um belo tema de teclados e temos ótimos riffs de Paul e Gian, além das belas narrações de Sarah Jezebel Deva (Therion) convidada de peso para o trabalho. As mudanças de andamento são perfeitas, um show à parte do baterista Adrian em sintonia perfeita com o baixista Robin Graves. "Death Magick For Adepts" segue com uma aura soturna com destaque para a bateria precisa. É nesta música que podemos ouvir aquela influência de Iron Maiden nas guitarras pela primeira vez no álbum, mesmo que seja apenas em alguns momentos. Ela também apresenta uma narração do ator Doug Bradley logo após 4 minutos, nada mais nada menos que o cara que interpreta Pinhead nos famosos filmes da sequência Hellraiser, uma parceria que ainda aparece nas músicas "Her Ghost In The Fog" e "Tortured Soul Asylum", além de em vários outros álbuns posteriores do Cradle. "Lord Abortion" é uma música que privilegia os riffs, deixando os teclados mais contidos, e é uma música em que ouço algumas influências Death Metal, além de apresentar uma fabulosa passagem de violoncelo após 5 minutos com uma narrativa aterrorizante de Dani. É a típica faixa que começa como quem não quer nada e avança para um final matador. "Amor e Morte", que só tem o título em português é a que mais lembra o clássico "Cruelty and The Beast" com arranjos mais tradicionais. A instrumental "Creatures That Kissed In Cold Mirrors" é um trunfo de Martin e serve para abrir as cortinas para a entrada triunfante da sensacional "Her Ghost In The Fog" que ganhou vídeo clipe e ainda conta com a maravilhosa voz de Sarah. É uma música menos acelerada e faz parte do cast até hoje. "Satanic Mantra" tem menos de 1 minuto e é mesmo um mantra como o título diz, e em seguida temos "Tearing The Veil From Grace", com destaque para backing femininos de início e logo dispara para a pancadaria, com muitas mudanças de andamento, além de se tratar da música mais longa de Midian. "Tortured Soul Asylum" fecha o álbum com um pouquinho de tudo apresentado nas outras músicas, e novamente aquela veia Maiden lá pelos 6 minutos que deixa o som ainda mais lindo. 20 anos de um petardo digno de nota máxima! Aniversário no próximo dia 30 de outubro.
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