terça-feira, 9 de abril de 2019

10 músicas com a metra M que você precisa ouvir antes de morrer


O Metal & Loucuras separou 10 hinos do Heavy Metal que não podem faltar no seu play list.

1º - Master of Puppets - Metallica - Seríamos loucos se esta música não estivesse na lista. Pode até ser que você não a queira em primeiro lugar, mas uma coisa é certa. Se você não curte o que estes caras fizeram aqui, você está lendo a página errada. Thrash vigoroso, com acidez e melodia nas medidas certas, além de peso e raiva escorrendo pelos poros. Este era o Metallica em 1986.

2º - Morphine Child - Savatage - O derradeiro trabalho dos americanos pode não ser considerado por muitos como o melhor, principalmente para quem abraçou a banda de vez com a entrada de Zak Stevens. Mas Morphine Child pode ser considerada a Rime Of The Ancient Mariner dos caras. Que coisa espetacular essa música, com todas as suas variações e aqueles corais maravilhosos pra finalizar.

3º - Mass Hypnosis - Sepultura - Para muitos Beneath The Remains é o maior trabalho do Sepultura. É inegável que a fase era a melhor possível e o Thrash come solto mesmo, os caras detonavam. Mass Hypnosis é um dos destaques do petardo, acelerado, com uma reduzida na velocidade para o refrão, essa música é um bate cabeça espetacular. E tem uma das melhores passagens em sua metade que antecede um solo magnífico. Se ouvir e conseguir ficar parado, parabéns, você morreu e não sabia.

4º - Midnight Queen - Sarcófago - The Laws of Scourge é um rolo compressor de muita potência. Não tem música mais ou menos, tudo é avassalador. Mas Midnight Queen é tão poderosa com seu refrão em coro e peso absurdo, além de contar a história da personagem desenhada por Kelson Frost e imortalizada na capa do álbum, que é impossível ouvir o petardo sem aguçar a audição quando ela tem início.

5º - Metal Church - Metal Church - Aquela batida de bateria que antecipa o maior clássico do Metal Church causa arrepios em muita gente. Naquele apartamento chamado de Metal Church e frequentado por gente como James Hetfield, Lars Ulrich e Dave Mustaine, com certeza tinha uma água diferente, pra ajudar a conceber tanta coisa maravilhosa. Guitarras com longos riffs que congelam a alma, vocais roucos e potentes do finado David Wayne e um clima obscuro e enfumaçado podem transformar esta músico num triller de terror.                               

6º - Material World, Paranoia - Kreator - A banda já gozava de enorme prestígio quando lançou Coma Of Souls, e seguia seu reinado no Thrash Europeu com tão inspirado lançamento em 1990. Material World tem aqueles vocais lunáticos de bruxa ensandecida de Mille Petrozza e a bateria destruidora de Ventor. Uma música no mesmo nível de People Of The Lie, Coma Of Souls e Mental Slavery realmente tem que ser muito acima da média.

7º - Mirror My Mirror - Witchhammer - Eu concordo, tu concordas, todos concordamos que: a música Mirror My Mirror não vive sem a introdução Liberty e vice versa, mas esqueçamos isso pois a letra aqui é o M. A porrada Thrash arrebenta com riffs insanos (riffs esses que inspiraram muitos outros riffs maravilhosos no excepcional Blood On The rocks). Baixo, bateria, guitarra,vocais insanos e bem colocados, mudanças de andamentos, solo brilhante. Simplesmente uma das melhores músicas do Metal Nacional. 

8º - My Kantele (acústico) - O álbum Elegy foi um divisor de águas para os finlandeses do Amorphis, diminuindo as influências Death Metal e dando um upgrade no Folk. My Kantele em sua versão acústica fecha o álbum e mesmo assustando os mais puristas com todas as cordas e teclados tão pouco usuais no Metal, trouxe um sorriso ao rosto daqueles que sempre procuraram diversidade em união à qualidade. Afinal de contas, o que vale é o que faz bem aos ouvidos. 

9º - Man In The Box - Alice In Chains. Ok, o Grunge foi um estilo pisoteado pelos que achavam que ele veio para acabar com o Heavy Metal. Bandas vieram, acabaram,outras cresceram muito, como o Alice In Chains, e muitos que culpavam o Grunge enaltecem os caras hoje. E a música que fez o mundo olhar para a banda de Seattle foi Man In The Box. Que música espetacular, pesada, com um solo maravilhosos de guitarra e que tem um poder impressionante de jogar nossas cabeças para frente e para trás.

10º - Midlife Cirsis - Aquilo que ficou conhecido como Funk 'O Metal nos anos 90 após o bombástico The Real Thing e com o ápice em Angel Dust, elevou a banda de Mike Patton a uma das maiores do mundo do mainstream. O carro chefe de Angel Dust era justamente Midlife Crisis. O início com uma batida quase tribal de bateria e a voz sussurradamente maligna de Patton já chegava a arrepiar aos ouvintes incautos das FMs da vida. Que porrada bem vinda que ajudou a abrir caminhos para Iron, Metallica e Nirvana ao público que não conhecia Heavy Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário