sábado, 30 de março de 2019

20 anos de S & M do Metallica

Parece que foi ontem que eu e meus amigos ficamos numa grande expectativa quando soubemos que o Metallica iria lançar seu segundo registro oficial ao vivo, já que o primeiro, Live Shit, Binge And Purge de 1993, era muito difícil e salgado para nossos bolsos. E como tudo na vida, quando a expectativa é grande, a decepção pode ser irreparável. Foi o que senti ao ouvir o álbum pela primeira vez. O álbum duplo foi gravado junto à Orquestra Sinfônica de São Francisco, e por isto intitulado S & M ( Symphony and Metallica ), com a condução do maestro Michael Kamen, falecido em 2003 por causa de uma esclerose múltipla. Kamen também trabalhou no vídeo "The Wall" do Pink Floyd, além de ser o responsável por algumas trilhas sonoras clássicas do cinema, como Máquina Mortífera, Duro de Matar e X Men. Poxa, então por que a decepção com a união de 2 lados tão gabaritados assim? É que quando se pensa em Metallica ao vivo, o peso que sempre se eleva num show do quarteto é o que mais esperamos, e o peso ficou meio apagado em meio às orquestrações, mesmo que em alguns momentos, dá até pra esquecer que ela esteja lá, porque realmente não ficaram tão evidentes, principalmente em músicas dos 2 últimos álbuns de estúdio, Load e Reload. Deram uma repaginada drástica em clássicos como For Whom The Bell Tolls e a bela instrumental The Call of Ktulu, não que pudessem melhorar aquilo que não tem como melhorar, como os clássicos do Ride The Lightning, mas nestas faixas realmente deu pra sentir um trabalho bem pensado. Senti falta especialmente de duas canções que caberiam perfeitamente neste formato, que são Fade To Black e Welcome Home, mas pelo menos Nothing Else Matters e Until It Sleeps estão lá pra representar as baladas pesadas tão especiais da banda. Só que ainda existem The Unforgiven, Mama Said....Tudo bem, talvez minha decepção (na época) tenha me afastado deste álbum, na verdade não o tenho em minha coleção nem me lembro de tê-lo ouvido nos últimos 15 anos, a não ser hoje para fazer esta resenha, é claro, mas estes dias vi a postagem de um fã que tem (se contei direito) 26 versões de S & M 😱😱😱. Pra mim, deu foi vontade de ouvir de novo, com o volume no talo, os álbuns de estúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário