domingo, 1 de setembro de 2024

20 anos de Soundtrack To Your Escape do In Flames!!!


Então vamos lá. "Soundtrack To Your Escape" dos suecos do In Flames. Quando meus arquivos metálicos do Metal e Loucuras mostraram que chegou a hora de resenhar mais um álbum do In Flames, e sei que estou com o cronograma um pouco atrasado este ano, logo arrumei outras coisas pra fazer e resolvi procrastinar por mais um dia. Mas cá estou ouvindo o sétimo filho de uma banda que resolveu sair de seu lugar comum e construir uma nova história a partir ao álbum anterior, o "bem ruim Reroute To Remain". A arte da capa é até bonita, mesmo não sabendo o que ela significa, mas saber o que uma arte significa não é uma regra ensinada na escola, mas sim o que você sente perante aquela arte e, sim, me sinto bem vendo esta capa, apesar de não concordar que uma banda altere seu logotipo para algo mais compreensível, sempre serei contra este tipo de postura. Pois bem, já estou na oitava faixa do álbum, em um total de 12, e não acho que o restante me levará para outra direção, portanto... o que ouvi até aqui, e que de início pensei que me provocaria náuseas, na verdade me surpreendeu. Este trabalho pode ter se afastado do death melódico, mas seria incorreto dizer que ele abandonou o metal. A maior surpresa está nos vocais, pois Anders Fríden continua berrando da mesma forma de sempre, talvez agora um pouco mais inteligível que outrora, e com algumas choradeiras limpas, mas pensei que seria assim o trampo inteiro, mas não. Tem mais vocais da morte aqui do que em muitos álbuns pouco criticados por aí. As nuances eletrônicas estão mais reforçadas, coisa incorporada na nova era da banda, e mesmo que eu não goste disso, não vou dizer que a forma como foi aplicada tenha me incomodado. Talvez o que mais faz "Soundtrack To Your Escape" pecar seja a falta de mais emoção, seja melancólica nas partes mais clean e agressiva em todo o restante. É um álbum frio, feito como se a banda estivesse pisando em ovos, e isso talvez se deva pelo trabalho anterior, quando os caras devem ter ouvido muita coisa que não queriam, sei lá. O que vale é que eles conseguiram fazer um álbum melhor, corrigindo alguns exageros, mas ainda assim carente de alma. Mas se me perguntarem se ouvirei este play novamente algum dia, direi que certamente sim. Me surpreendi com o In Flames desta vez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário