quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Corrida maluca do metal nacional!

 

Alguns personagens folclóricos e pouco sábios, espalhados por este mundo afora, adoram proclamar que o rock/metal está morto, o que sabemos ser uma grande piada. A única verdade por trás disso é que o rock/metal envelheceu, afinal, no caso do metal que é nossa especialidade, estamos falando de um estilo musical cujo primeiro álbum foi lançado em 1970. E se o metal envelheceu e envelhecemos com ele, certamente muitos de vocês que estão lendo esta postagem já têm idade suficiente para ter assistido ao famoso desenho da Corrida Maluca, criado em 1968 pelos estúdios Hanna-Barbera nos Estados Unidos e findado em 1970 (ops) após 34 episódios e acusações de ser muito violento. Pois então enquanto morria a corrida, nascia o metal e hoje vamos fazer uma analogia de grandes bandas do cenário nacional a esse desenho que chamou a atenção de muitos que cresceram nos anos 80. Os desenhos dos 11 carros e seus participantes malucos foram totalmente redesenhados pelo Metal e Loucuras, a mão e sem artifícios tecnológicos, e todos eles carregam uma bandeira com o logo de uma banda de nosso cenário e, claro, com as devidas explicações de cada relação. Se você discorda de alguma ou de todas, fique à vontade para reclamar. Só não dá para questionar a qualidade destas 11 bandas sensacionais. Com vocês, preciosas criaturas noturnas, a Corrida Maluca do Metal Nacional!!!

"Sequência obedece a ordem que os desenhos foram feitos"


Carro 5: Penélope Charmosa e banda Crypta - A única representante feminina da animação tem todo um charme com seu carro rosa com um guarda-sol de upgrade para proteger a pele da vaidosa. Mas se engana quem pensa que não tem uma ávida competidora por trás daquele rostinho bonito. Aliás as meninas da Crypta, além de lindas, fazem frente a qualquer banda de marmanjos com seu som agressivo e de excelente qualidade, com 2 full álbuns no currículo, sendo o último o melhor álbum nacional de 2023. Se em algumas corridas Penélope chegou em primeiro lugar, Crypta também tem feito isso em nosso metal.



Carro 9: Peter Perfeito e banda Overdose - O carro de Peter Perfeito é o mais arrojado da corrida maluca. Com seu design aerodinâmico, aparentemente é um dos que mais poderiam ter a chance de vitória. Esse capricho no modelo nos faz lembrar do Overdose, que em meio à fúria do metal mineiro dos anos 80, com letras demoníacas e rosnados, já no primeiro full se enveredou por um lado mais melódico e "bonito" do metal, com influências de bandas como Iron Maiden e até KISS. Claro que alguns anos depois veio uma fase mais pesada e rápida, pra combinar com a velocidade do carro da corrida maluca.




Carro 6: Sargento Bombarda e banda Holocausto - O carro Tanque, pilotado pelo sargento e seu fiel soldado é uma máquina de guerra e coloca medo em qualquer competidor. E como não relacionar como o nosso Holocausto, que sempre passeou por temas bélicos, seja nas letras, nas artes das capas ou em seu visual de guerra? Aliás, em sua nova encarnação, a banda uso o termo War Metal no nome, e continua assolando nossos ouvidos com granadas e tiros de canhão, seja nos riffs sujos ou pancadas no kit de bateria. Melhor correlação, impossível.




Carro 1: Irmãos Rocha e Dorsal Atlântica - Sim, o carro da idade da pedra, pilotado pelos Irmãos Rocha, que inspiraram o Capitão Caverna, nada mais é que uma pedra sobre rodas, e sua simplicidade pode se resumir no som da Dorsal Atlântica, que sempre foi simples e direto, enraizado no hardcore, e é um dos metais extremos mais antigos do Brasil, pois os caras influenciaram até o Sepultura. Portanto, a nossa Dorsal também é da idade da pedra!





Carro 4: Barão Vermelho e Sepultura - O Barão em seu avião já destruiu muito do que via pela frente e seu avião também é uma máquina de guerra. É certamente o veículo da corrida maluca que conseguiu chegar mais alto enquanto corria, e por isso nos lembra o Sepultura, que foi a banda brasileira a alçar os voos mais alto de todos, se tornando entre o início e a metade dos anos 90 um dos maiores nomes do metal mundial.





Carro 3: Professor Aéreo e The Mist - Com seu carro de mil e uma utilidades, o Professor Aéreo certamente possuía o veículo mais estranho da corrida, uma mistura de barco e avião, mas que sempre arranjava um jeitinho de ultrapassar seus competidores, usando alguma artimanha maluca. Pra quem viveu os anos 80, sabe o quanto o The Mist estava à frente de seu tempo, e praticava um som que nem mesmo a sua gravadora conseguia definir, algumas vezes o chamando de thrash progressivo. É que o The Mist tinha um som muito trabalhado, com letras quase poéticas e ainda assim soava agressivo, algo bem incomum para a época. Diferente, mas bom pra caraca.



Carro 7: Quadrilha de Morte e Krisiun - A Quadrilha de Morte dirigia o carro à prova de balas, um veículo bem mafioso e com a lataria reforçada, assim como o som do Krisiun, que parece revestido com uma cortina de aço intransponível, um paredão sonoro brutal com irmãos que não são gangsteres, mas que tocam com feições carregadas assim como os personagens dentro do carro.





Carro 2: Irmãos Pavor e Head Hunter DC - Os irmãos Pavor dirigem o cupê mal-assombrado e era o carro que eu mais gostava quando criança. Sempre tive uma queda por filmes de terror e coisas do gênero, então ficava doido pra saber quais monstros aqueles carro irado escondia. Assim como nosso Head Hunter da Bahia, que sempre espalharam o terror com seu metal da morte com vocais ultra cavernosos, prontos para assustar qualquer fã de Bon Jovi que encontrasse pela frente (hehe)




Carro 8: Tio Tomás e Urso Chorão e Tuatha de Danann - Eita, mas a carroça a vapor vai descendo desgovernada ladeira abaixo! Parece sem controle, mas tio Tomás até dorme enquanto pilota com os pés. A dupla em seu carro que parece ter sido tirado de um vilarejo lá do fim do mundo. E não é que o Tuatha de Danann saiu lá de Varginha, a terra dos ETs e Chupa Cabras e ganhou o Brasil com seu Folk Metal rico e muito bom gosto. Esse carro desgovernado tem direção sim, e é rumo ao sucesso!




Carro 10: Rufus Lenhador e Dentes de Serra e Mutilator - Até que ponto um carro de madeira pode meter medo em outros competidores? É só olhar para o carro do lenhador Rufus e seu co-piloto castor Dentes de Serra, com aquele tronco à frente, o enorme machado na lateral e rodas que podem te mutilar, como não lembrar do Mutilator, que com esse nome está propenso a arrancar braços e pernas sem piedade, com machado ou rodas serrilhadas? Sem contar a cara de psicopata do lenhador que lembra a agressividade do som do Mutilator.




Carro 00: Dick Vigarista e Muttley e Sextrash - Ok, pode parecer uma ofensa ser comparado a um vilão, que sempre trapaceou e tentava chegar em primeiro das formas menos nobres. Mas não no metal. Aliás, nós metalheads temos mais ídolos do mal, como Jason e Freddy Krueger (hehe) do que mocinhos. E eu sinto que o Sextrash, ao longo da história não teve o reconhecimento merecido como outros de sua época, e por isso acabou sendo aquele que não vencia as corridas, mas fala a verdade, todos nós sempre torcemos para ver ao menos uma vitória da máquina malvada. Aliás, o nome vigarista tem muito a ver com a maioria das letras que o Sextrash escreveu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário