quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

20 anos de Believe do Crematory


O Crematory da Alemanha teve um início avassalador, praticando um Gothic/Death Metal de respeito, arrebatando fãs ao redor do mundo. Mas com o passar dos anos incorporou elementos eletrônicos e se distanciou do Metal mais extremo, o que, evidentemente, fez a banda perder popularidade no meio metal. Chegaram a lançar um álbum (não me lembro qual foi, pode ter sido até o Believe) informando que seria o último caso não obtivesse sucesso com ele. Não sei se a jogada de marketing funcionou ou se a banda entendeu que os tempos mudaram e é preciso muito mais que um bom álbum para a sobrevivência de uma banda, mas o fato é que eles estão na ativa já quase completando 30 anos e com 15 álbuns de estúdio. Se você gosta daquela fase Host do Paradise Lost com certeza também curte Believe, o sétimo álbum do Crematory. O som está longe de ser acessível, principalmente nos vocais de Felix que continuam bem guturais, contrastando com as vozes limpas de Matthias. Os teclados de Katrin sempre foram uma parte muito importante no som da banda e neste álbum estão mais uma vez comandando boa parte da melodia, com passagens astrais com um toque de melancolia. "Unspoken" e " Act Seven" são dois grandes destaques do álbum, com uma aura enigmática e soturna, onde os guturais não ficam fora de padrão sobre um instrumental bem gótico. Em "Caroline" os vocais limpos são uma atração à parte e a bateria dá uma acelerada, mas os teclados estão sempre à frente dos riffs que pouco aparecem. O álbum é bom em sua maioria, mesmo que os teclados sejam a bola da vez, não dá pra dizer que se trata de um trabalho eletrônico, temos alguns bons riffs e os vocais limpos e guturais são muito bons. O play fecha com uma linda música chamada "Perils Of The Wind", com teclados e vocais limpos numa melodia fascinante. Recomendo ao menos uma audição caso você não conheça, dificilmente vai ficar pulando faixas.  

 

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